Ciência Com Arte

De 2015 a 2017 fiz um mestrado na UNICAMP onde pesquisei acessibilidade para melhorar a interação entre pessoas cegas e pessoas videntes (com visão considerada normal) em aulas de violão. Durante o processo criei muitos softwares e hardwares. Meu orientador, o Tuti, dizia que eu era um músico neo-renascentista (que misturava Artes e Ciências, Música com Física e Informática) e sugeriu que eu utilizasse o computador no palco em meus shows. Então comecei a amadurecer a ideia de criar uns robôs para tocarem comigo... Algo mais ou menos assim:

Quando concluí o mestrado comecei a pensar em um projeto em que eu pudesse incentivar mais pessoas a entenderem esta conexão entre artes e ciências. Um projeto em que eu utilizasse Ciência para produzir Arte, e Arte para explicar Ciência de uma maneira mais lúdica e agradável. Pensei também em criar kits para que as pessoas pudessem montar seus robôs de forma mais barata. Assim nasceu o projeto Ciência Com Arte.

Atualmente tenho três tipos diferentes de kits que vendo em feiras de artesanato ou pela internet, são eles: 1) robótica; 2) mágicas; 3) desafios.

O kits de robótica são compostos por autômatos, robôs eletrônicos e robôs programáveis. Os autômatos são robôs mecânicos que não precisam de energia elétrica para funcionar, são basicamente os primórdios da robótica. Esta primeira série de autômatos utiliza como tema as constelações celestes (neste caso o Pegasus) e na mecânica um elemento de máquina denominado virabrequim. São quebra-cabeças 3D (tridimensionais) que após montados adquirem movimento, veja o vídeo abaixo:

Este kit pode ser adquirido pelo link Pegasus - Autômato Quebra-cabeça 3D Para Montar

Os kits de mágica trabalham utilizam-se de recursos de Química, Física e psicológicos, para confundir a percepção da pessoa que assite à apresentação da mágica. Há sempre muita de Ciência por trás de cada truque, que geralmente prova que a mão pode ser mais rápida do que os olhos. Faça um teste acompanhando o vídeo abaixo rs rs rs. E não, não é magia, ocultismo, poder da mente, e etc, como sempre me perguntam, é só Ciência mesmo!

Os kits de desafios exploram principalmente o raciocínio lógico-matemático, como também trabalham a concentração, a paciência e a solução de problemas.


Clique aqui para deixar seu comentário, dúvida, sugestões, e nos ícones acima para compartilhar em suas redes sociais, e-mail ou whatsapp.